Preparando o Eclipse Indigo para o Demoiselle 2

Após mais de três meses, enfim escrevo meu primeiro post de verdade neste blog. Para a “estréia” resolvi tratar de algo relacionado a um tema bastante atual na minha vida: o Framework Demoiselle. Na verdade mesmo, este texto extends o post do meu amigo e colega de trabalho ZyC (A.K.A. Cleverson Sacramento), que trata da configuração para o Eclipse Helios. Aqui irei mostrar como preparar o ambiente de desenvolvimento utilizando a versão mais atual do Eclipse (o Indigo) e alguns plugins importantes.

Caso você, meu caro leitor, não tenha tempo ou paciência para passar por esse processo, recomendo o excelente pacote Infra do Demoiselle, que instala e configura o ambiente de desenvolvimento necessário para utilizar o Framework. De cara você pode perguntar: então porque raios vou me dar ao trabalho? Existem várias respostas possíveis para esta pergunta, vou citar o que me motiva: curiosidade e a vontade de fazer algo enxuto e específico para minhas necessidades.

Deixando de lado o papo-furado, vamos ao que interessa:

Passo 1: Faça o download do Eclipse Indigo: a minha escolha foi pelo Eclipse IDE for Java Developers, que traz um conjunto de ferramentas essenciais para qualquer desenvolvedor como o Maven, por exemplo. Escolha a sua plataforma (eu vou de Linux 32 Bit) e mande bala:

Passo 2: Descompacte o pacote no local de sua preferência, inicie o Eclipse e vamos começar a instalar os plugins. Acesse o menu Help > Eclipse Marketplace…

Passo 3: Instale do Jboss Tools, um plugin que traz uma série de ferramentas úteis para o desenvolvimento web. No campo Find digite “jboss tools“, execute a busca e clique no botão Install ao lado do item JBoss Tools (Indigo).

Passo 4: Selecione os itens que serão instalados e clique em Next.

Continua no Next, aceita os termos da licença e clica em Finish. Após a conclusão, reinicie o Eclipse. No retorno você será solicitado à mandar estatísticas do seu uso da ferramenta. Recomendo que aceite, vamos contribuir!

Passo 5: Vamos, agora, instalar os providers de integração com o Maven para os clientes de controle de versão, como CVS, Subversion e Git. Para isso acesse o menu File > Import…, selecione Check out Maven Projects from SCM e clique em Next. Na nova janela clique no link m2e Marketplace.

Selecione os itens abaixo, clique em Finish e siga até concluir a instalação. Ao final o Eclipse pedirá para ser reiniciado. Faça o que ele pede!

Ao tentar adicionar o primeiro repositório SVN, você precisará instalar um conector. Selecione o SVN Kit 1.3.5 e conclua a instalação. Pela última vez, o Eclipse será reiniciado.

Pronto! Seu ambiente agora está preparado para começar o desenvolvimento de suas aplicações. Só falta deixá-lo do seu jeito, pois o que fiz aqui foi o básico. Adicione servidores de aplicação, novos plugins, enfim, modifique!

Anúncios

5 respostas em “Preparando o Eclipse Indigo para o Demoiselle 2

  1. Pingback: Configuração do Framework Java Demoiselle 2.3.1 com Eclipse Indigo sr2 3.7, edição Java Developers (64bits para Mac), JBoss 7.1.1.Final e Postgres 9.2 no Mac OS X Mountain Lion 10.8.2 | Demoiselle Framework's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s