Cozinhando o jantar (I): Lagarto com Vinho

Havia algum tempo que aquele um quilo e pouco de carne estava congelado no freezer. Eu olhava pra ele, ele olhava pra mim, e nada. Preguiça absoluta. “Hoje não, vou fazer um macarrão que é mais rápido“. Três dias atrás tomei vergonha na cara e resolvi deixá-lo na geladeira para descongelar. Enquanto isso, vinha a pergunta: como preparar? Lembrei de uma receita que fizemos há algum tempo, onde se cozinha o bicho com vinho, na panela de pressão. Uma futucada nos livros de receita e vamos, sem mais delongas, aos ingredientes:

2 cubos de caldo de carne
3 xícaras de chá de água fervente
2 xícaras de chá de vinho tinho seco (obs: não use vinho vagabundo, use um que você possa beber ao longo do processo)
1,5 kg de lagarto (também conhecido como Lombo Paulista)
2 colheres de sopa de azeite
1 xícara de chá de bacon picado (eu fiz com bacon Perdigão e achei MUITO salgado, o Sadia é melhor)
1/2 cebola picada
1 colher de sobremesa de amido de milho (Maizena)

Em uma panela de pressão, coloque o caldo de carne, 2 xícaras de água, o vinho e misture. Coloque a carne, tampe a panela e espere começar a apitar. Pode abaixar o fogo e deixe cozinhar por 1 hora. Passado esse tempo, desligue o fogo, retire a pressão, abra a panela e reserve a carne, deixando o molho na panela (vamos incrementá-lo em breve).

Vamos ao que dá o gosto: coloque o azeite em uma frigideira e frite o bacon. Junte a cebola e deixe dourar. Eu gosto sempre de usar uma ou duas folhas de louro. Fica a seu critério. Acrescente o bacon e as cebolas à panela de pressão e deixe no fogo por mais 15 minutos para reduzir. Se quiser dar uma encorpada, dissolva o amido de milho em 1 xícara de água e coloque na panela, mexendo sempre. Para finalizar, coloque  a carne em uma travessa, fatie e regue com o molho.

Não é rápido, mas é fácil e gostoso. Era para ter uma foto do prato pronto, mas já estávamos azuis de fome quando terminei de cozinhar. Vai ficar para a próxima. Bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s